Tradição dos Caretas em Trindade


As ruas de Trindade foram tomadas nesta semana por vários grupos de caretas. Jovens dos bairros da nossa cidade, que mantém a tradição na Semana Santa e se vestem com trajes sempre irreverentes, geralmente femininos, usando máscaras, estalando seus chicotese fazendo muito barulho com chocalhos, percorrem as ruas na busca de esmolas em estabelecimentos comerciais, empresas e residências.
O objetivo dos grupos de caretas é coletar gêneros alimentícios, bebidas e dinheiro para formar a tradicional brincadeira de malhação do Judas, na noite do Sábado de Aleluia, para a madrugada de domingo de Páscoa, quando os católicos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo.


A reportagem do Blog do Diones Antonio, encontrou um destes grupos, que pertence a Vila São Pedro, “Todo ano saímos pelas ruas de Trindade, percorremos os bairros e o centro da cidade,  ficamos o dia todo nas ruas, as pessoas nos recebem bem e com as esmolas que nos são entregues, fazemos a festa no sábado de aleluia” disse um dos líderes anônimo dos caretas, nós colaboramos para manter viva esta tradição que aqui em Trindade  vem desde da sua fundação e permanece até os dias de hoje. A tradição precisa ser mantida e estimulada pelos responsáveis pela cultura no município, tanto os caretas como as rodas de peteca que é outra tradição mais está ficando esquecida pelas novas gerações.



Antes os jovens aproveitavam o feriado da semana Santa, para se divertirem com rodas de petecas, pião e os circos de caretas que termina com a malhação do Judas. Hoje muita gente aproveita o feriado só para beber nos bares ou em chácaras no interior do município, as brincadeiras dos caretas tiram muita gente das mesas de bebidas, principalmente os jovens, essa é uma das razões que essas tradições precisam ser mantidas.





Previous
Next Post »

O Blog do Diones Antonio não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Diones Antonio ConversionConversion EmoticonEmoticon

Thanks for your comment