Em Trindade, iniciativas populares de crianças, adolescentes e Jovens , mantem a tradição dos “Caretas da Semana Santa”


Todos os anos, durante o período da Semana Santa, crianças, adolescentese jovens de Trindade se vestem de um modo diferente, escondendo os rostos com máscaras ou camisas amarradas na face, com chicotes nas mãos, saem às ruas para pedir donativos. A tradição é mantida há décadas no município, principalmente por jovens que moram na periferia. Os caretas são figuras da cultura popular em vários municípios do Nordeste.
Segundo a cultura popular passada de pais para filhos, os donativos devem ser arrecadados pelos mascarados para a malhação do Judas, que acontece no “Sábado de Aleluia”, em que são colocados alimentos e até dinheiro para os corajosos tentaram pegar. É feito um círculo e os produtos são colocados ao redor de um boneco simbolizando Judas, o traidor de Jesus Cristo. As pessoas que se arriscam para pegar os alimentos e dinheiro precisam desviar das chicotadas dos caretas.
Alguns caretas são violentos e batem para valer nos destemidos que adentram no círculo, outros são mais contidos. No fim de tudo os caretas ‘malham’ o Judas destruindo-o com diversas e raivosas chicotadas.
Texto extraído do blog de Alvinho Patriota e adaptado por Juka Sá







Previous
Next Post »

1 comentários:

Click here for comentários
Anônimo
admin
6 de abril de 2012 21:01 ×

parabens, vc mais uma vez mandou muito bem, ja virei ate fan do blog...jardel

Congrats bro Anônimo you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar

O Blog do Diones Antonio não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Diones Antonio ConversionConversion EmoticonEmoticon

Thanks for your comment