Criminosos tentam ganhar dinheiro com o “Curtir” do Facebook

Aplicativos são usados para forçar instalação de extensão no navegador de internautas


Criminosos usam aplicativos do Facebook com apelo popular para sustentar um esquema de fraude que vende a empresas páginas com milhares de “curtidas”, de acordo com uma análise da Kaspersky Lab, empresa de segurança da internet. 

A fraude atinge usuários dos navegadores Chrome e Firefox. 

Por meio de aplicativos como “Mude a cor do seu perfil”, “Descubra quem visitou seu perfil” e "Aprenda tirar virus do face" os criminosos prometem a mudança na cor e a visualização de visitas no perfil desde que o internauta baixe uma extensão disponível para esses dois navegadores. 

Ao fazer o download e instalar a extensão, falsamente chamada de Adobe Flash Player, o usuário fica vulnerável sem perceber, permitindo que criminosos controlem seu perfil. 

No poder do perfil, o criminoso passa a clicar em “Curtir” em páginas que ele mesmo cria ou envia mensagens automáticas para os contatos das vítimas para que elas também instalem o aplicativo malicioso. 

A Kaspersky descobriu que criminosos criaram o site “PublicidadeOnLine.com” (já retirado do ar) em que eram vendidos pacotes de “Curtir”. Os possíveis clientes, segundo a Kapersky, poderiam ser empresas interessadas em promover seus perfis na rede social, ganhando vários fãs e assim tendo maior visibilidade na maior rede social do mundo. 

O pacote mais simples, que dava direito a 1.000 “Likes”, custava R$ 50,00, e o mais caro era vendido a R$ 3.990,00 e dava direito a 100.000 “Curtir”. 

Como uma extensão maliciosa estava hospedada na loja oficial do Chrome, o problema foi passado ao Google pela Kaspersky Lab e a extensão foi removida da loja, mas os golpistas continuam a criar extensões maliciosas e colocá-las na Chrome Web Store. 

Previous
Next Post »

1 comentários:

Click here for comentários
meu
admin
30 de março de 2012 08:43 ×

Vc ajeita o horário de trindade!!!

Congrats bro meu you got PERTAMAX...! hehehehe...
Reply
avatar

O Blog do Diones Antonio não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Diones Antonio ConversionConversion EmoticonEmoticon

Thanks for your comment